quarta-feira, 5 de setembro de 2007

E quando o telefone não toca ?!

Ora pois, caros amigos, estou de regresso de umas férias que se mostraram um pouco mais longas do que o esperado, que isto da idade é uma maçada, e quando o esqueleto se habitua ao descanso, é um enredo voltar a pô-lo a funcionar. Os bicos de papagaio não ajudaram, e tive que ficar em retiro mais um tempo pelo verde e doirado campo, ora que chatice.

Mas o que tem que ser tem muita força, e, apesar de o meu retiro de férias não incluir um grande acervo de meios tecnologicos, consistindo apenas numa telefonia e numa velha televisão que apenas tinha acessíveis os 4 canais generalistas (bem, não apanhava a TVI, mas acho que fiquei a ganhar com isso...), ainda consegui ir vendo um pouquinho daquilo que todo o cidadão bebe diariamente em termos de comunicação social via TV.

Nada de especial, a programação de verão é realmente uma verdadeira algaraviada de programas destinados a reformados e criancinhas. Como reformado que sou, já dei muito ao país, já contribui com o suor do meu rosto, a minha paciência e os meus impostos; agora, mereço a minha pensão de reforma, o descanso e entretenimento q.b..

Não há no mínimo de pachorra para Fátimas Lopes, Ritas Ferros, Julias Pinheiros e Manuéis Luises Gouchas. Demasiado estupidificante, preferível observar pássaros nas folhagens verdes do Minho. À noite , lá está, as minhas costumeiras insónias, uma vez por outra, lá me permitiam ver qualquer coisa de jeito na RTP2, e, pasme-se, descobrir a resposta da SIC ao concurso das madrugadas da TVI, cuja apreciação está patente no meu humilde anterior artigo: um circo semelhante, mas que em vez de ter um palhaço, tem três... bem, pelo menos para encher chouriços, sempre é uma equipa maior: uma rapariga loira, uma morena, e um rapaz de óculos - Quando o telefone toca, para ser visto nas madrugadas da SIC, toda a semana.


A loira, Vanessa, uma licenciada em Psicologia Educacional, com especialização de dois anos em Criminologia (apesar de só ter 24 anos), o que não interessa grande coisa, pois a rapariga é manequim e ganhou uns beauty contests por aí; para além disto, é assistente de bordo, mas não percebo em quê, pois o programa dá todas as madrugadas da semana.... Em vez de ser contratada pela Fátima Lopes para as crónicas policiais, hélas, está a fazer isto.

A morena, Parícia, 32 anos, bailarina e assistente de concursos, que mais se pode dizer? Pelo menos já fez televisão, nunca entrou em nenhum reality show como concorrente. Menos mal.
O rapaz, 34 anos, que atende pelo estranho nome de Quimbé (?), esse já anda por estes meios há algum tempo, já foi produtor de programas, apresentador, locutor, actor... à parte dos óculos demasiado a la Goucha, e da atitude demasiado apalhaçada que pode ser que lhe passe, parece, pelo menos, que não se atrapalha em directo.
Uma notícia que li no sítio da GlonalNotícias dizia que o programa já foi cancelado uma vez porque não havia chamadas, mas que tem uma audiência de cerca de 50 mil espectadores - que remédio, trabalhando à noite, e tendo TV sem Cabo, há escolha??? - o Quimbé disse que esteve 25 minutos no ar sem receber uma chamada... Não vi, mas entre os três estarolas devem ter encontrado uma maneira de interludiar, supostamente.
Diz a publicidade do programa que não se alinha com jogos impossíveis (palavras inventadas, incorrecções, ajudas nulas - reconhecem isto?), e aposta na entrada em directo dos telespectadores para jogar, sem rodeios e sem condicionalismos. É capaz, não vi assim tantos programas que pudessem dar-me uma opinião consolidada.
OK, a SIC percebeu que há mercado entre os trabalhadores do regime nocturno. Pelo menos não foi buscar uma analfabeta desvalida às prateleiras - como a TVI -, antes pegou em três jovens, dois deles já na casa dos trinta (supostamente com alguma maturidade), e com experiência em apresentação de programas. Mas há que perder um pouco da atitude do temos que manter a malta acordada a todo o custo... às vezes, parece que estão a anunciar o fim de todos os impostos e a descida vertiginosa de todos os preços... o rapaz mostra tantos dentes de uma só vez,que, além de parecer forçado, faz crer numa dentição supranumerária. É só um concurso, rapaziada, é só um concurso. A palhaçada fica muito quitch, no sentido positivo, mas não exagerem, que não se trata do Disney Channel...

Bem Hajam,
O Provedor.

2 comentários:

Barão da Tróia II disse...

Bendito leitor de DVD! Boa semana.

Casemiro dos Plásticos disse...

oh sr. provedor, bons olhos o leiam, eu depois de ver a sua analise e 2minutos desse programa... tenho a ligeira impressão que tenho de ir p'ra tv fazer um programa com muito estilo, humor e coisas do genero:)
um abraço.